Este médico especialista deve ser consultado sempre que houver qualquer alteração nos órgãos reprodutores e também em relação à saúde sexual da mulher. Aqui estão alguns exemplos:
Dor ou corrimento vaginal, menstruação muito abundante ou ausente, cólicas menstruais fortes, dor durante a relação sexual, alterações hormonais provocadas pela chegada à adolescência, dor e secreção nas mamas, alteração na cor, cheiro e textura das secreções vaginais, fertilidade e infertilidade, gravidez, exames preventivos.
A ginecologia é a prática da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas. Seu significado literal é "a ciência da mulher".
Agende uma consulta com o serviço de Ginecologia no Hospital da Gamboa!
Os pólipos endometriais, popularmente conhecidos como “pólipos uterinos” são formações benignas que, como o nome sugere, se originam da camada interna do útero, o endométrio. São muito comuns entre as mulheres e existem estudos que correlacionam que aproximadamente 10% das mulheres irão ter algum tipo de pólipo durante a vida.
A grande maioria é assintomática, alguns casos podem apresentar sangramentos uterinos aumentados, sangramentos na menopausa e dificuldades para engravidar.
Não é todo pólipo que precisa ser tratado (retirado), depende da sintomatologia, características, tamanho do pólipo, entre outros. Para isso uma consulta com ginecologista e realização de exames complementares são indispensáveis!
Quando indicado sua remoção, o tratamento é cirúrgico, através de histeroscopia (polipectomia por videohisteroscopia).
Uma das maiores procuras no nosso ambulatório são para tratamentos dos miomas. Os miomas (ou leiomiomas) uterinos são tumores benignos formados no tecido muscular que forma o útero. A localização pode variar, assim como o seu tamanho, que podem variar de tamanhos microscópicos até gigantes, simulando uma barriga gravídica.
Esses tumores são muito comuns entre as mulheres e, geralmente não provocam sintomas, mas em alguns casos podem surgir cólicas, dores abdominais, sangramentos e até dificuldades para engravidar.
Os tratamentos podem ser indicados, conforme tipo e sintomatologia da paciente e o tipo de tratamento irá depender da avaliação do médico ginecologista, e normalmente são realizados através de cirurgia ou de outras técnicas, como embolização ou cauterização da parede do útero, lembrando que cada caso é único.
O uso de medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional, podem ser indicados em alguns casos para diminuir o crescimento destes, bem como diminuir a sintomatologia, e só podem ser prescritos pelo médico.
Também conhecida como ligadura tubária ou ligadura de trompas, a laqueadura é um procedimento voluntário de esterilização da mulher.
É uma cirurgia simples, realizada por ginecologistas, que resulta no impedimento do processo de fecundação, com isso, não há gravidez. Suas técnicas de realização variam conforme a localização do corte e o material utilizado.
De acordo com a lei brasileira, a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 21 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos.
A laqueadura tubária é um dos método contraceptivos mais eficazes, embora ainda haja uma pequena chance (< 1% ) de gravidez.
A laqueadura é um procedimento considerado definitivo, por mais que existam cirurgias de reversão da laqueadura, as chances de sucesso são baixíssimas, e ela pode ser realizada por via abdominal e vaginal.
Durante todos esses anos, prestamos um serviço diferenciado e com qualidade, com preços populares para que você e sua família tenham acesso ao tratamento certo.
O Hospital da Gamboa encontra-se revitalizado em pleno funcionamento e dentro de um contexto urbanístico que contempla a recuperação da região do porto de nossa cidade.