Oftalmologia



Quando procurar um Oftalmologista?

O grande objetivo de visitar o oftalmologista é prevenir doenças que causam a perda progressiva da visão, a qual pode, algumas vezes, até causar cegueira. Além disso, esse médico também trata outros problemas nos olhos, como infecções, inflamações e alergias, os quais atrapalham muito a rotina.

A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.

Agende uma consulta com o serviço de Oftalmologia no Hospital da Gamboa!



oftalmologia


Principais Cirurgias



Glaucoma

Glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira caso não diagnosticado e tratado a tempo. Está relacionada a pressão ocular alta, podendo ser crônico ou agudo e raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo e dor ocular intensa. Para o diagnóstico do glaucoma deverão ser realizados exames específicos como: Tonometria de aplanação (medida da pressão do olho), Fundo de olho (avaliação se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma), Gonioscopia (classificação do angulo de drenagem do liquido interno do olho) e Campo visual (avaliação se há perda do campo visual). De acordo com as estatísticas1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Filhos de pacientes portadores de glaucoma precisam verificar com mais frequência sua pressão intraocular. Deve se ter atenção a certos medicamentos que podem provocar o aumento da pressão intraocular. O tratamento mais comum consiste em gotas de colírio. Às vezes também são usados comprimidos e em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica, com a indicação ou não de colírio posteriormente.·. A cirurgia programada do glaucoma é um procedimento relativamente rápido, que pode ser realizado sob anestesia local (com a presença do anestesista para a sedação). Ela pode ser realizada simultaneamente com a cirurgia de Catarata se houver, e até com implante de lente. Já a cirurgia do glaucoma agudo é conduta drástica de urgência e não garante a visão, apenas alivia o sofrimento de dor do paciente. A perda de visão neste caso é marcante e pode ser até total, dependendo do tempo em que o paciente permaneceu em crise, e poderá surgir catarata neste olho tempos depois.



glaucoma

Retina

A Retina é a camada presente no fundo do olho composta por células nervosas responsáveis por transformar a energia luminosa do meio externo em energia elétrica, sendo esta transportada para o cérebro através do nervo óptico aonde será formada a imagem e com isto a visão. Descolamento de Retina é uma enfermidade que a retina se separa da porção posterior do olho ficando assim sem nutrição e iniciando um processo de degeneração celular. O tratamento do Descolamento de Retina só pode ser realizado com cirurgia. Felizmente, aproximadamente 90% dos descolamentos de retina podem ser tratados com somente uma cirurgia. Atualmente existem três tipos de cirurgia para tratamento do Descolamento de Retina, que são Retinopexia pneumática, Introflexão escleral e Vitrectomia Posterior. Cabe ao seu oftalmologista optar de acordo com o tipo de descolamento e configuração do mesmo sobre a melhor técnica cirúrgica a ser adotada. A técnica mais adotada hoje em dia é a Vitrectomia, procedimento minimamente invasivo realizado com microinstrumentos. O vítreo é removido, o líquido abaixo da retina descolada é drenado e aplica-se laser para selar o rasgo que originou o descolamento. A técnica atual evoluiu bastante com equipamentos com alto desempenho, lentes de qualidade óptica superior de campo amplo e ótimo sistema de iluminação. O fato de serem instrumentos extremamente finos diminui os riscos de inflamação e o desconforto dos pacientes. Além disso, a técnica dispensa pontos. Em geral, em relação à técnica convencional (a retinopexia, que envolve a implantação de uma banda de silicone ao olho), os riscos de retorno do problema são menores na vitrectomia. Algumas semanas após a cirurgia o paciente já pode retornar as suas atividades intelectuais. A recuperação visual, porém, vai depender do descolamento de retina ter ou não afetado a macula, a área do fundo do olho responsável pela visão de leitura e detalhes. Portanto, faz-se necessário o diagnóstico precoce otimização da visão após a cirurgia. Uma avaliação no médico oftalmologista uma vez ao ano é especialmente recomendada para quem se enquadra nos fatores de risco, como miopia, doenças degenerativas da retina, traumas e antecedentes na família.



retina

Catarata

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção da lente natural do olho (cristalino) que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Com o passar dos anos e devido as variações metabólicas das fibras do cristalino induzidas principalmente pela radiação ultravioleta (UV), essa lente natural perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata. A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Na cirurgia de catarata pela técnica de facoemulsificação, realiza-se uma pequena incisão na córnea, de cerca de 2.2mm, onde é fragmentado e aspirado o cristalino opaco. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituida por uma lente sintética, chamada lente intraocular, sendo assim recuperada a transparência. Com isso, nessa técnica moderna da cirurgia de catarata, como a abertura no olho é menor, a inflamação no pós operatório também é menor, os risco são menores, a necessidade de fazer sutura (dar pontos) é menor ou mesmo inexistente. Esta técnica permite uma recuperação visual mais rápida e um período pós-operatório mais curto, quando comparada a técnica anterior (facectomia extra-capsular), e isso contribuiu muito para o sucesso da cirurgia de catarata. As complicações são poucas e quando ocorrem são em geral transitórias. É fundamental seguir cuidadosamente a rotina de exames pré e pós-operatórios e todas as indicações médicas.



catarata

Equipe Médica



Oftalmologista

Dr. Almyr Sabrosa

Formado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá. Realizou Reserch Fellowship em patologia ocular e oncologia ocular na McGill University – Canadá. Fez especialização de três anos em Oftalmologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Realizou Fellowship em Retina no Hospital das Clínicas de São Paulo – USP, fez também estágio em Oncologia Ocular, Uveíte e pesquisa clínica na UNIFESP-Universidade Federal Paulista.

Dr. Almyr Sabrosa é especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Além disso é Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ocular, ASCRS (American Society of Cataract and Refractive Surgery), da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Uveíte e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Tem Especialização em Retina na Tufts University -Boston com atuação na área de pesquisa Tomografia coerência óptica ( OCT-B) Angio-OCT (tomografia de coerência óptica). Atualmente Dr. Almyr Sabrosa faz parte da comissão da Sociedade Brasileira de retina e Vítreo da gestão 2018- 2020.

Já apresentou e ministrou diversas aulas e trabalhos em congressos nacionais e internacionais, assim como publicações em revistas médicas de grande impacto.

Faz parte do corpo clínico do IORJ, atuando nas áreas clínica e cirúrgica da oftalmologia geral, retina clínica e cirúrgica, uveíte , oncologia ocular cirurgia a laser, lentes intra-oculares, cristalino e catarata.


Oftalmologista

Dr. Gustavo Bonfadini

Doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), realizou especialização de 3 anos em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Residência Médica em Oftalmologia pela Secretaria Municipal de Saúde – RJ. É especialista em Cirurgia de Catarata e Transplante de Córnea pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Post-doctoral Research Fellowship em Catarata, Córnea e Cirurgia Refrativa pela Johns Hopkins University – Estados Unidos.

É o atual Diretor Médico do Banco de Olhos do Estado do Rio de Janeiro -INTO e Coordenador da Câmara Técnica Estadual de Transplantes de Córnea.

O Dr. Gustavo Bonfadini é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Associação Pan-Americana de Banco de Olhos (APABO); Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC); Academia Americana de Oftalmologia (AAO); Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS).

É revisor dos mais importantes periódicos em Oftalmologia no mundo, dentre eles: Ophthalmology, Cornea Journal, Revista Brasileira de Oftalmologia, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia e International Journal of Ophthalmology.

Já apresentou e ministrou diversas aulas e trabalhos em congressos nacionais e internacionais, assim como publicações em revistas médicas de grande impacto.

Faz parte do corpo clínico do IORJ, atuando nas áreas clínica e cirúrgica da oftalmologia geral, transplante de córnea, ceratocone, distrofia de Fuchs, conjuntivite, cirurgia a laser, lentes intra-oculares, cristalino e catarata.


Oftalmologista

Dr. Nelson Sabrosa

Doutor em Ciências (PhD) – Universidade de São Paulo (USP). Formado em Medicina pela Universidade Universidade Gama Filho. Residência em Oftalmologia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Fellowship Clínico no Moorfields´ Eye Hospital, Londres, Reino Unido – Retina Clínica e Uveítes.

Fellowship Pesquisa. Proctor Foundation, Departamento de Oftalmologia – Universidade da California, São Francisco (UCSF) – Setor Uveítes.

Fellowship Cirúrgico – Moorfields´ Eye Hospital, Londres, Reino Unido – Cirurgia Retina e Vítreo.

Já apresentou e ministrou diversas aulas e trabalhos em congressos nacionais e internacionais, assim como publicações em revistas médicas de grande impacto.

Faz parte do corpo clínico do IORJ, atuando nas áreas de retina clínica e cirúrgica, uveíte , oncologia ocular cirurgia a laser, lentes intra-oculares, cristalino e catarata.


Serviço - Oftalmologia

Dias de Atendimento: Segunda a Sexta a partir das 8h

Valor da Consulta: R$ 122,00

Consultas

As consultas são agendadas pelo telefone: 2206-1700 ou pelo WhatsApp:

Consultas
Gastroenterologia

Exames de Endoscopia, Colonoscopia, Retossigmoidoscopia Flexivel, Cápsula Endoscópica, entrar em contato no whatsapp:

Exames Endoscopia e Colonoscopia
Exames de Imagem

Para exames de Ultrassonografia e exames diversos de Raio-x, entrar em contato no nosso whatsapp:

Exames de Imagem
Exames Laboratoriais

Para exames laboratoriais, histopatológico, preventivo, mapa cardiológico e holter, entrar em contato no nosso whatsapp:

Exames Laboratoriais

Serviços Disponíveis

Durante todos esses anos, prestamos um serviço diferenciado e com qualidade, com preços populares para que você e sua família tenham acesso ao tratamento certo.


Onde Estamos Localizados

O Hospital da Gamboa encontra-se revitalizado em pleno funcionamento e dentro de um contexto urbanístico que contempla a recuperação da região do porto de nossa cidade.