Quais alimentos são ricos em ácido fólico?

Embora os mais conhecidos por terem ácido fólico sejam os vegetais de folhas verdes, para obtê-lo também podemos recorrer às frutas cítricas, lentilhas, brócolis ou frutos secos. Mas, lembre-se, será sempre melhor que os consumamos todos crus!

Foto: Reprodução/site.

A maioria das pessoas conhece o ácido fólico por sua recomendação para mulheres grávidas. No entanto, a verdade é que todos devemos incluir esse nutriente em nossa dieta habitual para termos uma boa qualidade de vida. Mas, para isso, precisamos antes conhecer quais são os alimentos mais ricos neste nutriente.

Embora atualmente esteja disponível em suplementos e produtos industriais, existem várias maneiras de consumi-lo de maneira 100% natural. Portanto, em seguida, queremos compartilhar os alimentos que fornecem ácido fólico e que você pode usar em suas receitas favoritas. Vem com a gente!

O que é o ácido fólico?

A primeira coisa que você precisa saber é do que se trata esse nutriente. É uma vitamina, especificamente a vitamina B9, que está envolvida na formação de hemoglobina e células, com um papel ativo na medula óssea. Portanto, é um complemento essencial para combater a anemia.

Dentre suas fontes alimentares, o encontramos em vegetais de folhas verdes, levedura de cerveja, legumes, frutos secos e grãos integrais. No entanto, muitas vezes o perdemos quando submetemos suas fontes a métodos de cozimento. Portanto, às vezes é difícil absorver a dose que o corpo precisa. Seu consumo durante a gravidez é decisivo para evitar deformações da placenta, anemia ou malformações no feto.

A dose mínima recomendada desse importante nutriente é de 100 mcg para homens e 180 mcg para mulheres por dia. No caso de mulheres que desejam engravidar, o valor dobra alguns meses antes.

Para que serve o ácido fólico?

Uma absorção adequada de ácido fólico pode servir para:

  • Ajudar na saúde celular: por exemplo, sintetizar DNA, formar proteínas complexas, curar feridas, manter as células saudáveis, o crescimento adequado do corpo.
  • Promover o desenvolvimento do feto: especialmente na coluna vertebral, no coração, no cérebro e no sistema nervoso.
  • Aumentar a fertilidade feminina: estudos mostraram que mulheres que consomem ácido fólico antes da concepção aumentam suas chances de engravidar, começando três meses antes.
  • Favorecer a formação de glóbulos vermelhos: evitando a anemia, mas também outras doenças relacionadas à quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.
  • Melhorar a saúde do coração: neutraliza muitas doenças cardíacas, além de ajudar no tratamento da má circulação e na prevenção de ataques cardíacos.
  • Prevenir a depressão: pessoas com transtornos depressivos têm níveis muito baixos desse nutriente mas, ele, em doses adequadas, ajuda a melhorar o humor.
  • Atrasar a velhice precoce: e também algumas doenças neurodegenerativas se a dose diária indicada for consumida.

Alimentos ricos em ácido fólico

O mais proeminente é o espinafre, que fornece 63% dos valores que precisamos diariamente desse nutriente. Em segundo lugar, estão a acelga e, em terceiro lugar, a alface.

Leguminosas

Especialmente lentilhas e feijões são ricos nessa vitamina. As mulheres grávidas devem consumir esses alimentos semanalmente. Meia xícara de lentilha fornece 50% do ácido fólico necessário durante o período de gestação. Eles também são bons para combater a anemia devido ao seu teor de ferro.

Aspargos
São muitos os benefícios que contribuem para a saúde, principalmente em relação ao ácido fólico: mais de 60% da dose por xícara. Eles também são diuréticos por excelência, sendo recomendados em casos de retenção de líquidos e infecções urinárias.

Brócolis

Uma xícara desse vegetal fornece muito ácido fólico, mas também cálcio, fibras e vitamina C. Por isso, ele deve ser incluído na dieta sem dúvida.

Cítricos
Especialmente laranjas, mas também papaias e morangos. A contribuição é intermediária, mas se você os combinar com outros alimentos, eles podem ser úteis, especialmente se consumidos no café da manhã.

Abacate
É rico em fibras, ácidos graxos e ácido fólico. Uma xícara dessa fruta nos dá aproximadamente 30% do que precisamos diariamente.

Você costuma fornecer ácido fólico ao seu organismo através da alimentação? Se você não tiver certeza, enriqueça sua dieta diária com esses alimentos. Além disso, se estiver grávida ou em processo, verifique com seu médico as recomendações necessárias desse nutriente sensacional!

 

 

Fonte: Melhor com Saúde

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − um =